VISITA

CGNA recebe visita de General de Divisão do Ministério da Defesa

Publicada em: 21/02/2013 09:31
Imprimir
Fonte: CGNA

O General de Divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho, da Subchefia de Comando e Controle do Ministério da Defesa, esteve no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro,  nesta terça-feira (19), acompanhado de uma comitiva, para conhecer o funcionamento e as instalações do CGNA.

Os visitantes foram recebidos pelo Subdiretor de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro-do-Ar José Alves Candez Neto e pelo Chefe do Centro, o Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino. O Coronel Bertolino apresentou um pouco do histórico, da missão e do organograma da organização, explicando a importância de cada um dos setores no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, que tem otimizado as movimentações de pousos e decolagens nos aeroportos do País.

Entre os destaques no trabalho do Centro, o Coronel citou o Processo de Tomada de Decisão Colaborativa, uma metodologia de trabalho que objetiva solucionar problemas operacionais do gerenciamento de fluxo do tráfego aéreo, junto com outras entidades, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) e representantes das empresas aéreas.

“O grande gol do CGNA, que acabou irradiando para todo o DECEA, foi o Processo de Tomada de Decisão Colaborativa. Antes as empresas aéreas, a administração dos aeroportos e o gerenciamento do tráfego aéreo andavam de forma separada. Hoje, representantes das três instâncias sentam e discutem juntos a melhor solução", explica.

O General Carvalho conheceu os principais setores do CGNA e o funcionamento do Salão Operacional, onde são monitorados todos os movimentos aéreos do país durante 24 horas, mantendo ininterruptamente a prestação do serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo.